GIANNI QUIROPRAXIA Quiropraxia: é perigoso? Vale a pena? Confira a seguir!

VIVA MELHOR, VIVA COM QUIROPRAXIA

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a quiropraxia é uma prática que visa tratar disfunções relacionadas à coluna vertebral, músculos e nervos.  

O objetivo principal da quiropraxia é reduzir as dores, aumentar a flexibilidade e recuperar o funcionamento dos nervos e vértebras em decorrência de doenças, como a hérnia de disco e escoliose, por exemplo. 

Mas, afinal, a quiropraxia é perigosa? Quais são os benefícios da quiropraxia? Veja a seguir!

O que é quiropraxia?

Imagem de uma profissional de quiropraxia tocando as costas de um paciente
Fonte: Canva.

A palavra de origem grega significa prática (práxis) feita com as mãos (quiro). A primeira vez que se teve conhecimento dessa técnica foi em 1895, nos Estados Unidos, com o médico canadense Daniel David Palmer

Quiropraxia é uma profissão na área da saúde capaz de diagnosticar, tratar e prevenir as complicações que surgem em regiões neuromusculoesqueléticas.

A medicina alternativa ou integrativa compreende que a coluna vertebral é responsável por uma grande parte do corpo humano e deve ser tratada com o máximo de cuidado possível. 

Portanto, a técnica manual tem como princípio alinhar e estabilizar essas estruturas

O alinhamento é realizado através de um ajuste específico e preciso, visando restaurar a mobilidade, reduzir a dor e devolver a função das articulações.

A manipulação da articulação é acompanhada por um estalo que corresponde à separação das superfícies articulares e, consequentemente, ocorre a redução da pressão intra articular exercida nesta região.   

Benefícios da quiropraxia

Imagem de uma figura feminina 3D com coluna em destaque
Fonte: Canva

Por não ser uma técnica invasiva, a procura por profissionais da área é relativamente grande. 

Dentre as qualidades da quiropraxia, podemos listar: 

  • Alívio das dores: determinados desconfortos podem ser amenizados com um alinhamento vertebral, proporcionando o alívio dos incômodos;
  • Melhora nos sinais nervosos: por meio da medula espinhal, os sinais nervosos são emitidos para o restante do corpo. A quiropraxia ajuda na desobstrução das vértebras, oferecendo bem-estar;
  • Tratamento para escoliose: a quiropraxia promove a melhoria da escoliose por retardar ou impedir a evolução da doença. Quando o distúrbio está em um grau avançado, a quiropraxia alinha e devolve a mobilidade para o paciente, impedindo o aumento da curvatura da coluna;
  • Hérnia de disco: os benefícios da quiropraxia para a hérnia de disco, embora não incluam a regeneração da lesão discal, contribuem para uma redução significativa das dores, melhor mobilidade e função da região. 

Quem pode fazer quiropraxia?

Imagem de um profissional de quiropraxia ajustando paciente mulher
Fonte: Canva

O tratamento com a quiropraxia é individual e depende de cada pessoa. O profissional é quem determina, por análise, quem pode ou não realizar o procedimento. 

De modo geral, quase todas as pessoas estão aptas para o procedimento. 

Confira a seguir quem pode fazer a quiropraxia:

  • Crianças;
  • Adolescentes;
  • Adultos;
  • Idosos;
  • Pessoas que sofreram acidentes ou lesões
  • Atletas;
  • Gestantes.

Para as crianças, as sessões de quiropraxia são importantes para o crescimento se manter em ordem.

Já para os adolescentes, a técnica auxilia na correção de postura e alivio de possíveis desconfortos em decorrência do crescimento.

Ao longo da vida, com o aparecimento de doenças ocasionadas pela má postura, sedentarismo e carregamento de peso em excesso, a quiropraxia se torna uma alternativa eficaz para o tratamento. 

Contudo, pessoas que tenham câncer não devem se submeter a quiropraxia.

Quiropraxia é perigoso?

Apesar dos vários benefícios citados, algumas dúvidas ainda permanecem. Afinal, a quiropraxia é perigosa? Quais são as contraindicações da quiropraxia? Quais são os riscos e complicações? 

A quiropraxia não é considerada perigosa para a saúde do paciente, pelo contrário, contribuí à saúde pela abordagem holística, vendo o corpo na totalidade. 

Porém, é preciso estar atento aos profissionais capacitados para realizar os procedimentos. 

Em um cenário amplo, a quiropraxia apresenta resultados incríveis. Para um melhor diagnóstico acerca das indicações e contra indicações da quiropraxia, cabe ao profissional habilitado realizar a avaliação.

Você, enquanto paciente, pode buscar por um profissional capacitado no portal da Associação Brasileira de Quiropraxia.

Quanto as complicações, há risco de acontecerem caso o paciente seja contraindicado de realizar o tratamento e o profissional não observe atentamente as condições do mesmo.

Em resumo, as complicações podem ser de origem neurológica, causando lesões; cervicais e/ou torácicas.

Perguntas frequentes sobre quiropraxia

Imagem de um mulher fazendo careta e com dor no pescoço
Fonte: Canva

Algumas das perguntas frequentes sobre a quiropraxia podem ser listadas a seguir: 

1) O paciente sente dor após a quiropraxia?

Segundo o Centro de Quiropraxia de Brasília, os tratamentos não são dolorosos. O que pode acontecer são alguns sintomas pós-quiropraxia por conta da dor intensa do paciente, como cansaço e rigidez. 

Porém, os sintomas não costumam durar por longos períodos e existem técnicas sem estalo como o ativador e o drop table que utilizam baixa (mínima) amplitude de movimento e força.

2) Quanto custa a quiropraxia?

O tratamento pode ser feito de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em algumas cidades, ou particular. Se o paciente optar pelo sistema particular, deve consultar a clínica ou profissional de sua escolha. 

3) Como funciona o tratamento?

A quiropraxia ocorre por sessões que levam de 1 hora na avaliação até 20 minutos nas demais sessões.

4) É possível interromper o tratamento quando não sente mais dores? 

Assim como qualquer procedimento de saúde, não é aconselhável interromper a quiropraxia. Os resultados satisfatórios dependem de sessões frequentes prescritas pelo quiropraxista profissional. 

Clínica de quiropraxia em Caxias do Sul

Imagem de Caxias do Sul
Fonte: Canva

A cidade de Caxias do Sul conta com a clínica Gianni Quiropraxia, atuante há mais de 11 anos e com a presença de profissionais qualificados para auxiliar os pacientes no alívio das dores e desconfortos. 

A clínica possui o método cura, em que são usadas técnicas de correção que proporcionam um ajuste preciso e suave. 

As categorias atendidas vão desde bebês até idosos, gestantes e atletas também contam com um tratamento específico. O foco da clínica é promover o bem-estar e o alívio das dores, a correção postural e devolver a qualidade de vida dos atletas por meio do serviço de alta performance

A clínica Gianni Quiropraxia já realizou mais de 30.000 atendimentos, participou de 87 palestras e eventos em que transmitiram a importância e as vantagens da quiropraxia. 

No site da clínica é possível acessar o blog onde são encontrados diversos artigos explicativos sobre a prática e depoimentos dos pacientes.

Para mais informações, acesse o site da Gianni Quiropraxia e fale com um especialista

Conclusão

Ao longo do artigo, buscamos conceituar o que é quiropraxia, se a técnica alternativa é perigosa, quais são os benefícios da quiropraxia e quais são as indicações e contraindicações.

A prática é indicada para quase todas as pessoas, porém, somente o diagnóstico do profissional é que conseguirá determinar se você está apto ou não para iniciar o processo.

Busque sempre especialistas capacitados e responsáveis. Tenha em mente que a quiropraxia é um ótimo tratamento por ser uma prática não invasiva e com resultados aparentes desde as primeiras sessões. 

E caso você more na Serra Gaúcha, procure a Gianni Quiropraxia para te ajudar.

Abrir chat
Fale com Especialista
Clique novamente para ser atendido via WhatsApp.