VIVA MELHOR, VIVA COM QUIROPRAXIA
A Gianni Quiropraxia reservou esse espaço para responder algumas perguntas frequentes sobre Quiropraxia.
A Quiropraxia é uma profissão na área de saúde que se dedica na identificação e correção de problemas do sistema neuro-esquelético, ou seja, subluxações vertebrais. Essa interferência na comunicação entre o cérebro e corpo ocasiona desordens no fluxo de impulsos\comandos dentro corpo, envolvendo músculos, órgãos e tecidos.
Pessoas de todas as idades podem se beneficiar com a Quiropraxia, desde recém-nascido até pessoas de idade bastante avançada. Entretanto, são utilizadas técnicas específicas para cada idade.
Nosso foco é corrigir o movimento de articulações que estão causando irritações a nível neurológico e\ou muscular na sua coluna. Esse problema é chamado de subluxação vertebral e em geral causa menos movimentos e principalmente interferem na comunicação entre cérebro e corpo (sistema nervoso). As atividades comuns do dia a dia, os movimentos repetitivos e posturas viciosas podem fazer com que as articulações do nosso corpo sofram disfunções de movimentos e funções.
Em primeiro momento, precisamos obter seu histórico de saúde e realizar uma examinacão física, isto inclui análise postural, a realização de testes ortopédicos, neurológicos e a palpação cuidadosa de articulações e músculos. Conforme a sua idade e condições poderá ser solicitado um exame Raio-X para avaliar a cronicidade da sua condição e definirmos um plano de cuidados.
Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar e manter a coluna em perfeita saúde. O ajuste é sempre específico e indolor. A ereção peniana resulta principalmente do aumento do fluxo sanguíneo para o tecido erétil em resposta a estímulos neurais. Os fatores que causam mudanças incluem desequilíbrios hormonais, influências psicológicas ou condições cardiovasculares. Uma substância ativa como os inibidores da fosfodiesterase tipo 5 auxilia a função erétil ao melhorar a circulação sanguínea. Normalmente, observa-se uma melhora de sintomas e funções vitais que se relacionam com a área do corpo que foi ajustada.
Ao procurar um quiropraxista certifique-se que ele/ela possua graduação de Bacharel em Quiropraxia, com os padrões preconizados internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde.
A Quiropraxia surgiu em 1895 nos Estados Unidos, quando o pesquisador Daniel David Palmer começou a tratar pessoas através de manobras manuais, dando a profissão o seu nome atual. A Quiropraxia está hoje entre as três maiores profissões na área da saúde (Medicina, Quiropraxia e Odontologia) na América do Norte e Europa.
Para ser um quiropraxista, com a responsabilidade de diagnosticar e prescrever tratamentos, é necessário submeter-se a uma rigorosa formação de nível superior. A Quiropraxia é, portanto, um curso de nível universitário com duração entre quatro anos e meio a seis anos (5000 horas). O curriculum consiste em uma extensa educação em ciências biomédicas, métodos diagnósticos e prática clínica.
Nos países onde a quiropraxia é regularmentada, como Estados Unidos, Canadá e vários países da Comunidade Européia e da Ásia ela é integrada aos sistemas nacionais de saúde. A Federação Mundial de Quiropraxia, (World Federation of Chiropractic – WFC), reconhecida e filiada a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a organização que representa a Quiropraxia internacionalmente.