GIANNI QUIROPRAXIA Quiropraxia desportiva: aprenda a aumentar sua performance

VIVA MELHOR, VIVA COM QUIROPRAXIA

Praticar esportes profissionalmente demanda um esforço sobre-humano dos atletas.

Como resultado, muitos desportistas acabam enfrentando graves lesões ao longo de sua carreira.

Assim sendo, a quiropraxia desportiva seria capaz de tratar e/ou prevenir lesões no esporte?

Para descobrir todos os segredos, confira o texto a seguir!

Origem das lesões desportivas

Imagem de uma atleta fazendo tratamento fisioterapêutico
Fonte: Canva

Antes de tudo, qualquer atleta corre risco de lesionar devido à alta intensidade do treinamento diário.

Geralmente, as lesões surgem pela falta de aquecimento correto, ou seja, alongamento lento dos músculos pré treino intenso.

Tecnicamente, os ligamentos e músculos lesionam-se quando submetidos à esforços superiores a sua força intrínseca, em outras palavras, quando estão fracos ou rígidos demais para executar o exercício.

Além disso, há dois tipos de lesão desportiva: a aguda (derivada de acidente no decorrer da prática desportiva) e a crônica, também conhecida como lesão de sobrecarga (derivada da repetição diária de um movimento específico).

Nesse sentido, a estrutura física de cada atleta pode fazer com que a lesão se manifeste de maneira diferente em cada indivíduo. Em suma, podemos dividir as lesões em seis categorias distintas, sejam elas:

  • Deslocamentos e fraturas;
  • Overtraining;
  • Esforço excessivo;
  • Trauma por impacto (por exemplo, placagens e quedas);
  • Entorses (lesões nos ligamentos);
  • Estiramentos (lesões musculares).

Há também outras lesões desportivas frequentes, como cãibra, tendinite, contratura, fratura e mialgia.

O que é quiropraxia desportiva?

Imagem de um atleta deitado em campo com cores lombares
Fonte: Canva

A princípio, a quiropraxia melhora as condições do sistema músculo-esquelético, seja qual for a aplicação. 

Na quiropraxia desportiva, a meta do tratamento é otimizar o desempenho e o equilíbrio muscular de praticantes de exercícios físicos frequentes, independente de ser atleta profissional ou não.

No geral, a aplicação de técnicas serve para reabilitar contraturas e acabar com inflamações musculares.

Segundo especialistas de medicina esportiva, os atletas procuram tratamento para curar, na grande maioria das vezes, dores nos ombros, nas costas, região cervical e lombar.

Neste caso, são realizados ajustes específicos na coluna e nas articulações. Como resultado, há uma rápida recuperação muscular, assim como maior qualidade dos treinos e prevenção de novas lesões.

Inclusive, os métodos comuns de tratamento na quiropraxia desportiva incluem a técnica de liberação ativa (ART), avaliação seletiva do movimento funcional (SFMA) e a técnica de Graston

Vale destacar que a quiropraxia desportiva não ajuda somente a tratar traumas ou lesões, mas, também auxilia a manter o atleta em alta performance. Ou seja, ela pode ser utilizada como preventiva ou corretiva.

Por que os atletas podem se beneficiar da quiropraxia?

Imagem de um corredor profissional durante o treino
Fonte: Canva

Antes de tudo, devemos ressaltar que a quiropraxia esportiva não faz milagres ao corpo do atleta em comparação a outras estratégias de fisioterapia. 

Em resumo, o tratamento esportivo é semelhante a uma sessão de quiropraxia tradicional, com a diferença que, neste caso, os ajustes são feitos para auxiliar diretamente no rendimento desportivo.

Assim sendo, os principais benefícios da quiropraxia em atletas é o ganho de tônus muscular e o seu relaxamento, o aumento de performance e a prevenção de lesões.

Primeiramente, o ganho de tônus muscular reduz a possibilidade do atleta sofrer com dores em função do esforço causado pelo treinamento ou competição.

No aspecto aumento de performance, uma lesão no joelho ou uma coluna desalinhada pode afetar diversas funções musculoesqueléticas do corpo.

Ao aplicar os ajustes quiropráticos no cotidiano do atleta, há uma melhora geral do corpo que, como resultado, auxilia no aumento de desempenho.

A quiropraxia esportiva regular também ajuda na prevenção de lesões através de correção de desiquilíbrios posturais.

Cases de sucesso da quiropraxia desportiva

Imagem de Leroy Perry durante uma entrevista no YouTube
Fonte: Canva

Atualmente, a quiropraxia desportiva é aplicada em diversos nichos competitivos. 

Segundo o Palmer College of Chiropractic, referência na quiropraxia desportiva, 90% dos atletas de elite utilizam a quiropraxia regularmente para melhorar seu desempenho e prevenir lesões.

Nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, quiropraxistas especializados foram inseridos pela primeira vez em competições esportivas, sendo Leroy Perry responsável pelo acompanhamento da equipe olímpica de Aruba.

Hoje, muitos países enviam suas próprias equipes de quiropraxistas para as competições. Só para ilustrar, a equipe dos EUA, líder nos campeonatos internacionais, costumam mandar mais de 100 quiropraxistas para tratar seus atletas.

Na NFL, liga nacional de futebol americano, todos os times possuem quiropraxistas em sua composição, justamente pelos contatos constantes e, por vezes, violentos que o esporte proporciona.

Em 2021, a maratonista Emily Sisson e o lançador de discos Mason Finley conseguiram disputar as olimpíadas de Tóquio, em parte, pelo tratamento quiroprático recebido durante a preparação.

Por que um atleta deve procurar a quiropraxia?

Imagem de jogador de basquete enterrando uma bola durante o jogo
Fonte: Canva

Você, como atleta, ainda pode pensar que a quiropraxia parece mais uma pseudociência do que um tratamento realmente funcional.

Assim sendo, gostaríamos de apresentar as principais razões para um atleta procurar a quiropraxia. Veja a seguir:

  • 90% dos atletas mundiais utilizam o tratamento quiroprático na prevenção de lesões e aumento de desempenho;
  • 77% dos treinadores esportivos encaminham seus atletas para um quiropraxista;
  • Aumento de 6,12% na performance de atletas após receber ajustes da coluna vertebral;
  • Elevação de 30% na coordenação olho-mão após 12 semanas de tratamento quiroprático;
  • 72% dos jogadores profissionais de golfe utilizam a quiropraxia durante as competições;
  • Grande parte das equipes da NHL (liga profissional de hóquei) e da NBA (liga profissional de basquete dos Estados Unidos) tem um quiropraxista na equipe;
  • Ajustes quiropráticos regulares auxiliam os jogadores de beisebol a aperfeiçoarem significativamente sua distância de salto longo e ampliar a força muscular;
  • 50% dos jogadores de tênis que sofrem de dores conhecidas como “cotovelo de tenista” relataram ter sentido alívio nas articulações após receberem ajustes quiropráticos.

Lembrando que todas as informações acima foram obtidas pela pesquisa realizada pela faculdade Palmer College of Chiropractic.

Como o Método de Ajustes promove uma alta performance?

Imagem do quiropraxista Filipe Gianni apresentando uma radiografia
Fonte: Canva

Filipe André Gianni, especialista em lesões esportivas, fornece tratamento quiroprático personalizado para que os atletas voltem ao jogo através do serviço de alta performance

Como atleta, você faz mais esforço do que o normal. Esportes requerem corrida, salto, energia e, nesse sentido, os atletas precisam de toda força que puderem reunir. 

É por isso que, quando as lesões acontecem, muitos atletas recorrem ao tratamento quiroprático.

O excesso de medicamentos prescritos traz o risco de vício e apenas mascaram a dor de uma lesão. Da mesma forma, a cirurgia pode deixar um atleta afastado por meses. 

Nosso método de ALTA PERFORMANCE, por outro lado, consegue aliviar a dor sem medicamentos ou cirurgia – permitindo que os atletas se curem rapidamente e alcancem o desempenho máximo. 

Inclusive, podemos te ajudar nos seguintes casos:

  • Tensões e entorses;
  • Lesões no joelho;
  • Dores nas canelas;
  • Tendinoso.

Essas são apenas algumas das lesões esportivas mais comuns tratadas com a quiropraxia, mas nosso quiropraxista especializado na área esportiva pode tratar uma ampla variedade de lesões esportivas.

Conclusão

Neste texto, vimos como a quiropraxia desportiva pode ser eficaz para alcançar a cultura de alta performance na prática esportiva.

Lembre-se: para receber seu tratamento, vá até um profissional quiropraxista especialista na área esportiva. Após receber o diagnóstico, poderá tratar-se constantemente na sua clínica de preferência.

E se você mora na Serra Gaúcha, procure um quiropraxista em Caxias do Sul na Gianni Quiropraxia.

Abrir chat
Fale com Especialista
Clique novamente para ser atendido via WhatsApp.