GIANNI QUIROPRAXIA Dor nas costas: como tratar através da correção postural

VIVA MELHOR, VIVA COM QUIROPRAXIA

Você trabalha sentado o dia inteiro? Fica horas estudando no computador? 

Então, provavelmente você sofre com dor nas costas, certo?

Neste texto, explicaremos como a má postura pode evidenciar a dor nas costas, independente da idade ou ocupação do paciente.

Portanto, caso queira descobrir os sintomas de má postura e se colete para corrigir postura funciona, confira o texto a seguir!

Quais são os tipos e causas de dor nas costas?

Imagem de um jovem sofrendo com dor nas costas
Fonte: Canva

Antes de tudo, devemos lembrar que cada pessoa, a depender de sua ocupação, mantém uma posição fixa durante o dia. Ou seja, em pé, sentado, estudando e, principalmente, trabalhando.

Por isso, há diferentes causas da dor nas costas, nem sempre associada à má postura.

Dessa maneira, confira quais são as principais categorias de dores nas costas e suas causas:

  • Dor nas costas do lado esquerdo ou direito: essa categoria de dor se enquadra em pessoas que realizam movimentos repetitivos ou desempenham seu trabalho de maneira prolongada, com esforço ou não, em uma posição desconfortável, como é o caso de eletricistas, dentistas ou pedreiros;
  • Dor nas costas na parte de cima: também chamada escápula, a dor nessa região pode ser causada por um desequilíbrio da musculatura que compõe a cintura escapular. Além disso, erguer peso de maneira incorreta e hérnia de disco cervical também podem trazer desconforto para a região, sem esquecer da má postura;
  • Lombalgia: mesmo dolorida, a dor no cóccix é uma das que menos trazem perigo ao corpo. Dentre as principais causas, quedas, pancadas, má postura, esforço repetitivo e gravidez são as mais comuns. No caso de cisto pilonidal, hérnia de disco e excesso de peso, o paciente deve ter um cuidado maior, procurando um centro médico qualificado para tratar seu problema quanto antes;
  • Doença degenerativa na coluna vertebral: doença progressiva que afeta o amortecimento entre as vértebras, causando fissuras, afinamento e, como resultado, dores frequentes e progressivas;
  • Hérnia de disco: doença degenerativa mais comum na população, afetando locais como hérnia cervical (pescoço) e discos herniados lombares (região lombar);
  • Ciático: a dor no nervo ciático ocorre quando ele sofre uma compressão, geralmente, em situações frequentes de esforço ou na gravidez. É mais comum que os pacientes tenham hérnia de disco lombar, especialmente entre L4 ou L5;
  • Escoliose: encurtamento da coluna por uma curvatura lateral, ou seja, a coluna faz uma curva para um dos lados, em forma de “C” ou “S”, trazendo bastante desconforto muscular. É comum durante a puberdade e, em geral, não traz riscos graves, apesar de ser bastante dolorido e danoso à postura;

Claro que existem outros locais nas costas onde podem surgir dores. Mas, como esses são os pontos mais citados pelos pacientes, preste atenção nos sintomas e procure tratamento eficaz quando aparecerem.

Dicas para aliviar a dor nas costas

Imagem de uma mulher se espreguiçando no chão
Fonte: Canva

Primeiramente, devemos lembrar que aliviar difere de tratar, ok?

Essas dicas servirão para mitigar desconfortos momentâneos, mas que, a longo prazo, devem ser tratados com profissionais especializados, preferencialmente fisioterapeutas e/ou quiropratas.

Dito isso, você pode utilizar compressa para dor nas costas, assim como medicamentos e, em casos mais leves, relaxamento.

Vale destacar haver dois tipos de compressa: quente e fria. Na quente, há as técnicas seca e úmida.

Dentre os principais remédios para aliviar dor nas costas, se destacam o naproxeno, ibuprofeno, diclofenaco, paracetamol, dipirona ou celecoxibe para dores leves ou moderadas; codeína e o tramadol para dores severas.

Na técnica de relaxamento, o indivíduo deve se deitar ou sentar encostado em alguma superfície onde suas costas fiquem totalmente apoiadas. Dessa forma, ocorrerá uma redução na tensão muscular e, após alguns minutos, sentirá um alívio momentâneo.

Novamente, o relaxamento somente se enquadra em situação de dor leve, seja qual for a região.

Colete corretor de postura realmente funciona?

Imagem de um homem usando corretor postural
Fonte: Mercado Livre

Para quem conhece, um corretor postural se assemelha muito a um coldre de peito.

Feitos de nylon, borracha crua e poliéster, o corretor ajuda a melhorar a postura e evitar o agravo / desenvolvimento de lesões na coluna.

Contudo, especialistas recomendam que o colete somente seja utilizado em indivíduos com alguma patologia, como escoliose idiopática, por exemplo. 

Para correção postural, o colete não é indicado. Afinal, ele fará a função da musculatura e, a longo prazo, a deixará flácida devido à falta de movimentação.

Como preservar sua coluna no dia a dia?

Imagem de um quiropraxista ajustando paciente
Fonte: Mercado Livre

Certamente, você já ouviu muitas das dicas descritas abaixo. O ponto-chave é prestar atenção nas atitudes cotidianas e seguir o recomendado pelos profissionais.

Em síntese, praticar alongamentos, evitar flexionar a coluna ao abaixar, não carregar pesos de um único lado do corpo e alternar as horas sentadas na cadeira com pequenos passos podem ajudar na sua rotina.

Atualmente, muitas pessoas que sofrem com dores nas costas investem na quiropraxia para aliviar e tratar a dor nas costas, além de preservar sua coluna no dia a dia.

A quiropraxia ajuda na amplitude dos movimentos, reduzindo a rigidez muscular e proporcionando bem-estar e relaxamento.

Quando ir ao médico?

Imagem de um quiropraxista ajustando ombro de paciente
Fonte: Canva

Como profissionais da área da saúde, diríamos para ir assim que sentisse algum desconforto nas costas a ponto de atrapalhar sua rotina.

Mas, como sabemos que muitas pessoas têm a vida corrida e, infelizmente, negligenciam sua saúde perante outras tarefas, vá ao médico em caso de dores severas.

Priorize, principalmente, situações de coluna travada, dor no tórax e dor persistente na escápula. Afinal, essas serão as dores que inviabilizarão a realização de todas suas tarefas.

Acreditando no seu cuidado com o próprio corpo, otimista como somos, o incentivamos a evitar as dores nas costas através das dicas acima e, caso não haja mais solução, tratar com profissionais especializados.

Conclusão

Viu como evitar problemas na coluna e corrigir a postura pode ser bem melhor que tratar de maneira convencional, com medicamentos e/ou cirurgia?

Lembre-se das dicas descritas e, caso queira trazer alívio e bem-estar para seu corpo, invista na Quiropraxia.

E se você estiver localizado na Serra Gaúcha, que tal investir em um quiropraxista em Caxias do Sul?

Para conhecer nosso método e solucionar sua dor nas costas, entre em contato com a Gianni Quiropraxia!

Abrir chat
Fale com Especialista
Clique novamente para ser atendido via WhatsApp.